O treino de natação do triatlo foi cancelado, nesta segunda-feira (29), após a qualidade da água do Rio Sena continuar imprópria. Esse é o segundo dia consecutivo que os treinamentos são adiados. A prova masculina do triatlo está originalmente prevista para esta terça-feira (30).
A World Triathlon,órgão regulador do esporte, e as autoridades municipais acreditam que a melhoria no tempo e aumento da temperatura nas próximas horas vão melhorar a qualidade da água do Sena.
A organização de Paris-2024 e da federação internacional afirmaram que os testes realizados no Sena no domingo mostraram níveis de qualidade que “não forneceram garantias suficientes” para permitir a realização do treino.
O uso do rio Sena para esportes aquáticos foi proibido há mais de um século devido à má qualidade da água. Os organizadores investiram 1,4 mil milhões de euros para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos. Além da parte de natação do triatlo, o Sena será utilizado para as competições da maratona aquática nos dias 8 e 9 de agosto.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a ministra de Esportes da França nadaram no rio menos de duas semanas antes do início dos Jogos e cumpriram uma promessa para mostrar que a água estava limpa o suficiente para receber os atletas.