Este ano a cidade de Dias d’Ávila inovou trazendo uma aula pública ministrada durante o desfile realizado na manhã desta inesquecível quinta-feira, 7 de setembro. O tema lembrou os 200 anos da independência do Brasil na Bahia, episódio em que Dias d’Ávila teve importante papel quando ainda era conhecida por Feira de Capuame.
A cerimônia começou com o hasteamento das Bandeiras pelas autoridades: o Prefeito Alberto Castro, o presidente da Câmara Municipal Junior do Requeijão e o Comandante da 36ª CIPM, major Jorge Ramos, cumpriram seu dever patriótico nessa data magna, símbolo da nossa liberdade e soberania.
Logo em seguida fora todos ao palanque reunindo-se para apreciar e dar início ao atraente desfile temático. Estavam presentes o prefeito Alberto Castro, o vice-prefeito Van da Farmácia, o presidente da Câmara Junior do Requeijão e os vereadores Josemar, Regiane, Tucano, Josias da Feira, Irmão Edvaldo, pró Teodora, Rosenir, Diego Schesari e Renato Henrique, além da maioria do Secretariado Municipal, marcando a sua presença em um evento de primaz importância.
A abertura se deu com os policiais militares da 36ª CIPM apresentando um cena de abordagem e repressão ao tráfico e mostrando a eficiência dos cães farejadores no combate ao crime.
Sucederam-se as escolas de orientação militar Altair da Costa Lima e Laura Folly, marcadas pela fanfarra composta pelos alunos da Altair, mostrando sua disciplina, obediência e respeito, qualidades próprias das orientações e vetores que conduzem os alunos desses educandários.
Em seguida vieram vários setores civis, entre eles Air Soft, Bombeiros Voluntários, APAE, clube dos desbravadores e a maçonaria de Dias d’Ávila que participa desde 2012 trazendo em suas fileiras membros das Lojas Colunas do Rio Imbassay e Cruzeiro das Águas, além de irmãos de outras cidades vizinhas como Camaçari e Mata de São João e até alguns de Lojas de Salvador que preferiram cumprir sua participação cívica firmando presença em nossa cidade.
O desfile ainda apresentou seis fanfarras do município, Bancept, Olimpica, Cobracam, Guerreiros do Sol que está completando 31 anos, Banmoc e Bamepas, que deram um show de musicalidade e evoluções.
Grupos culturais, Escola de Balé Dias Dança, Escolinha do Esporte, Grupos de Capoeira, artes marciais e praticamente todos os colégios apresentaram belos temas ligados sempre aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia; tais grupos ornamentaram e poliram a belíssima festa que foi o 7 de setembro de 2023.
O povo participou lotando os palanques e aplaudindo entusiasticamente a passagem de cada ala e a estimativa da Coordenação de Eventos é de que mais de 5 mil pessoas assistiram ao desfile.
Parabéns ao prefeito Alberto Castro por resgatar ao nosso município o orgulho pelo Dia da Pátria e dar à população, que demonstra a cada dia o seu gosto por eventos de qualidade, uma inesquecível “Aula Pública”.