Home » Peça sobre ancestralidade africana é encenada em escolas públicas de Simões Filho, Camaçari e Dias d'Ávila

Peça sobre ancestralidade africana é encenada em escolas públicas de Simões Filho, Camaçari e Dias d'Ávila

por Redacao
peca-sobre-ancestralidade-africana-e-encenada-em-escolas-publicas-de-simoes-filho,-camacari-e-dias-d'avila

Em um mundo onde a igualdade é mais do que um ideal, mas uma necessidade vital, o Grupo Teatro Sustentável convida a embarcar em uma jornada emocionante com o espetáculo ‘Os Guardiões de Histórias’.
‏  ​
“A igualdade é um direito, não um privilégio”, segundo a ativista Malala Yousafzai. E é com essa mensagem que o espetáculo será apresentado com o patrocínio da Bayer, em escolas públicas de Simões Filho, Camaçari e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), entre os dias 3 e 12 de junho.
‏  ​
A partir do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac) e do Ministério da Cultura, a peça “Os Guardiões de Histórias” promete uma jornada inesquecível em 65 sessões, a serem realizadas em 10 cidades brasileiras.
‏  ​
Por meio de uma encenação lúdica e encantadora, a peça resgata a ancestralidade africana e celebra os heróis negros que moldaram a história do Brasil. Em vez de efeitos visuais high-tech, o Teatro Sustentável utiliza a beleza simples da criatividade, transformando materiais do dia a dia em elementos cênicos únicos.
‏  ​
“O teatro é uma ferramenta poderosa para abrir os olhos das crianças para questões sociais importantes, como a luta contra o racismo”, diz Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável.
‏  ​
Com duração de 60 minutos, o espetáculo ‘Os Guardiões de Histórias’ prende o público. Inspirado no texto da dramaturga Ryane Leão, sob a direção de Abigail Wimer e assistência de Maria Bia Martins, as apresentações prometem cativar principalmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de experimentar a magia do teatro ao vivo.
‏  ​
As composições de Eneida Soller e a trilha sonora de Alexandre Mihanovich completam a experiência, adicionando uma dimensão mágica ao espetáculo, inspirando sonhos e a imaginação. Tudo para fortalecer a mensagem antirracista.
‏  ​
“Acreditamos que o teatro tem o poder de despertar a consciência crítica e promover a empatia. Com ‘Os Guardiões de Histórias’, fortalecemos a autoestima das crianças e promovemos a construção de uma sociedade mais tolerante e diversa”, finaliza Christiane Deucher.

Sinopse

Dois guardiões de histórias embarcam em uma missão para nos ajudar a resgatar nossa verdadeira história. Mensageiros ancestrais responsáveis por proteger nomes de descendentes de reis e rainhas africanos que transformaram o Brasil, eles nos convidam a um mergulho em nossas raízes.
‏  ​
Por meio da identificação com os personagens históricos, as crianças descobrem a grandiosidade da cultura africana e a importância da luta antirracista. Figuras como Dandara dos Palmares ganham vida e inspiram as novas gerações a seguirem seus passos na construção de um futuro mais justo e igualitário.
‏  ​
“Os Guardiões de Histórias” é um convite à ação, um chamado para que todos se unam na luta contra o racismo. Com o lúdico e a inspiração, o espetáculo fortalece a autoestima das crianças negras e promove a construção de uma sociedade mais tolerante e diversa.

Confira datas e horários das sessões:

Simões Filho

Data: 3 de junho de 2024
Horários: 9h, 10h20 e 14h20
Escolas: Centro Educacional Santo Antônio, Escola Municipal Clarice Ferreira e Escola Municipal Joselita Pereira Leal
Endereço: Av. Rui Barbosa – S/N – Centro

Data: 4 de junho de 2024
Horários: 9h, 10h20 e 14h20
Local: Escola Municipal Maria Quitéria
Endereço: Rua Almirante Barroso, S/N – Cristo Rei
‏  ​
Camaçari
‏  ​
Data: 5 de junho de 2024
Horários: a confirmar
Local: Escola Municipal Professora Ilda Leal Um da Silva
Endereço: Av. Oeste, S/N
‏  ​
Data: 6 de junho de 2024
Horários: 9h, 10h40, 14h e 15h40
Local: Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza
Endereço: Rua Parati, S/N – Volta do Rubalo
‏  ​
Data: 7 de junho de 2024
Horários: a confirmar
Local: Escola Municipal Sônia Regina
Endereço: Rua da Flecha, S/N
‏  ​
Dias d’Ávila
‏  ​
Data: 10 de junho de 2024
Horários: 8h30 e 10h
Escolas: Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade + Escola Municipal Anita Rodrigues
Endereço: Rua da Holanda, S/N – Urbis

Data: 10 de junho de 2024
Horários: 14h
Local: Colégio Municipal Laura Folly
Endereço: Avenida Raul Seixas, S/N
‏  ​
Data: 11 de junho de 2024
Horários: 9h e 10h30
Escolas: Escola Municipal Madre Diamantina + Centro Educacional Normélio Moura da Costa
Endereço: Rua Walter Seixas, 288 – Genaro
‏  ​
Data: 11 de junho de 2024
Horários: 13h30
Local: Escola Municipal Altair da Costa Lima
Endereço: Rua Getúlio Vargas, S/N – Centro
‏  ​
Data: 12 de junho de 2024
Horários: 9h
Local: Centro Educacional Padre Camilo Torrend
Endereço: Rua Tocantins, S/N – Cristo Rei

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com

você pode gostar