A Mundoteca de Dias d’Ávila, instalada no CEU das Artes, promove neste mês de maio uma programação especial. Entre os dias 19 e 23, será realizada a ação “Liberdade para Ler – Semana da Abolição da Escravidão”, com uma exposição de livros, imagens e frases que celebram a resistência e a literatura negra. Toda a programação acontece sempre às 16h.
Com um acervo de mais de 650 livros, o espaço oferece à comunidade um ambiente dedicado à formação leitora e ao convívio cultural. A biblioteca reúne obras de literatura antirracista e autores baianos, como Itamar Vieira Júnior, Lázaro Ramos e Gregório de Matos, além de referências como Machado de Assis e Conceição Evaristo.
Localizado na Rua Milton Dias, no bairro Varginha, o espaço é a primeira unidade do projeto na Região Metropolitana de Salvador e foi criado com o propósito de ampliar o acesso à leitura e fomentar o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade. Com um acervo diversificado, o ambiente promove atividades que aproximam os moradores do universo literário, fortalecem os vínculos locais e despertam o interesse por novos aprendizados.
Com apoio da Basf, a iniciativa tem foco especial em crianças e jovens, reforçando o papel da educação como caminho para a transformação social. “Acreditamos que a educação é uma das mais poderosas ferramentas de mudança, e a leitura tem um papel essencial nesse processo. Ficamos felizes em contribuir com iniciativas que ampliam esse acesso. A programação de maio, em especial, aborda um tema importante para que as novas gerações conheçam e reflitam sobre a história do nosso país”, afirma Tânia Oberding, diretora de operações do Complexo Acrílico da Basf, em Camaçari.
Sobre a Mundoteca de Dias d’Ávila
O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no sudoeste baiano, nos municípios de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Após uma pausa durante o período da pandemia, foram inaugurados, em 2022, espaços em Santa Catarina, nos municípios de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis.
No ano passado, a Mundoteca chegou aos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde (MT), Açailândia (MA), Tucuruí e Breu Branco (PA). Ainda em 2024 serão inauguradas mais quatro Mundotecas nos seguintes municípios: Aracati (CE), Cubatão (SP) e Santos (SP), patrocinadas pela Alupar; e Guaratinguetá (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), patrocinadas pela BASF.