Home » Morre, aos 75 anos, Rita Lee, ícone do rock’n’roll brasileiro

Morre, aos 75 anos, Rita Lee, ícone do rock’n’roll brasileiro

Por: Redação // Fonte : Metrópoles

por admin

A cantora e ícone do rock brasileiro Rita Lee morreu, aos 75 anos, na segunda-feira (8/5). A informação foi confirmada pela família da artista nas redes sociais. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz o início da nota.

“O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos.”

Luta contra o câncer

Nos últimos anos, Rita enfrentou uma grande batalha contra o câncer. Entre cura, remissão e internação, a cantora deixou os hospitais mais uma vez em fevereiro de 2023. Em seguida, anunciou o lançamento de nova autobiografia.

Trajetória de Rita Lee

Nascida em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee se tornou símbolo do rock’n’roll brasileiro, apontada como a responsável por uma revolução no estilo. Filha de Charles Fenley Jones (1904-1983) e Romilda (1904-1986), a artista teve aulas de piano desde a infância e sempre se envolveu com música.

Na adolescência, teve como principais influências Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles, Rolling Stones. O sobrenome “Lee” veio de um desejo do pai, que queria homenagear o general Robert E. Lee, do exército confederado dos Estados Unidos.

A carreira, ainda de forma amadora, começou em 1963, com o conjunto Teenage Singers. O sucesso veio em 1966, com uma das bandas mais importantes da música brasileira: Os Mutantes. O trio, além de Rita, tinha Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Rita Lee e Arnaldo Baptista foram casados até 1972, quando, além do divórcio, Os Mutantes terminou. Em carreira solo, a cantora lançou, em 1975, Fruto Proibido, disco com faixas históricas: Agora Só Falta Você, Esse tal de Roque Enrow e Ovelha Negra.

No ano seguinte, em 1976, Rita Lee casou-se com Roberto Carvalho, com quem tem três filhos: Bet, Antônio e João. É junto do marido que a artista lança alguns de seus maiores sucessos, como Baila Comigo, Lança Perfume, Shangrilá e Flagra.

Ao longo dos quase 60 anos de carreira, Rita Lee vendeu 55 milhões de discos, e também se envolveu em diversas questões, com destaque para sua atuação como defensora dos direitos dos animais.

O último disco de Rita Lee foi lançado em 2012, Reza. A música principal do trabalho, que leva o mesmo nome do álbum, conquistou o título de a mais tocada de 2012. No ano seguinte, a artista se aposentou e foi viver em um sítio na Grande São Paulo.

você pode gostar

Deixe um comentário