Na última terça-feira, 16 de julho, o CEU das Artes teve a honra de receber um grupo de jovens americanos do programa Jovens Embaixadores USA, uma iniciativa do Departamento de Estado Norte-Americano e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O evento foi organizado com o apoio dos voluntários da American Field Service (ASF) e proporcionou um dia de intenso intercâmbio cultural e esportivo.
Pela manhã, os jovens participaram de aulas de fundamentos e práticas de futebol, explorando técnicas e estratégias do esporte. À tarde, a programação incluiu aulas de capoeira, maculelê e samba de roda, atividades tradicionais que fazem parte do Projeto Virando o Jogo, realizado pela Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC).
O AFS Brasil, parceiro da rede global do AFS, foi fundamental para a realização deste intercâmbio. A organização oferece oportunidades de educação intercultural de qualidade e recebe estudantes de mais de 60 países. Estes programas são viabilizados pelo empenho de mais de 1.000 voluntários em mais de 80 cidades brasileiras. Globalmente, a rede AFS conta com mais de 50.000 voluntários.
O AFS Brasil honra o legado de seus fundadores — motoristas voluntários de ambulâncias da Primeira e da Segunda Guerra Mundial — que, no pós-guerra, estabeleceram a missão de evitar conflitos futuros por meio do intercâmbio e entendimento cultural. Os programas de estudos no exterior variam de duração, de algumas semanas a um ano, e abrangem tópicos como sustentabilidade e aprendizado de idiomas, sempre com o compromisso de promover a competência intercultural e global entre alunos, famílias, escolas e comunidades.
Este evento no CEU das Artes não só fortaleceu os laços entre jovens brasileiros e americanos, como também destacou a importância do intercâmbio cultural para a construção de um mundo mais pacífico e justo.