Home » Isiba mobiliza rede de proteção contra violência sexual infantil em palestras nas UPAs Gleba A e Dias d'Ávila – Destaque1

Isiba mobiliza rede de proteção contra violência sexual infantil em palestras nas UPAs Gleba A e Dias d'Ávila – Destaque1

por Isabella Mota
isiba-mobiliza-rede-de-protecao-contra-violencia-sexual-infantil-em-palestras-nas-upas-gleba-a-e-dias-d'avila-–-destaque1

Como parte da programação da campanha de combate à exploração sexual infantil, o Maio Laranja, o Instituto Saúde Integrada da Bahia (Isiba) promoveu palestras de conscientização nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Gleba A/Gravatá e Lucas Evangelista, em Dias d’Ávila. 

A iniciativa contou com a parceria das equipes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas unidades de saúde, fortalecer a integração entre os serviços e discutir os papéis da rede de proteção às vítimas. As palestras aconteceram na última quinta-feira (29), em Dias d’Ávila, e na sexta (30), em Camaçari.

Casos de violência sexual, inclusive contra menores, entraram para lista de agravos de notificação compulsória do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2011. O acionamento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação Compulsória (Sinan-Net), Conselhos Tutelares e Ministério Público, quando são detectados casos suspeitos ou confirmados de violência sexual, é obrigatório.

Em Dias d’Ávila, o encontro foi realizado com o Conselho Tutelar e teve como foco orientar os profissionais sobre os canais de denúncia e fortalecer os vínculos com a rede de proteção, visando um atendimento mais humanizado, articulado e efetivo a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A palestra foi mediada pelos conselheiros Tatiana Shardosim, Leide Cris Santos e Djavan Santos.

Isiba mobiliza rede de proteção contra violência sexual infantil em palestras nas UPAs Gleba A e Dias d'Ávila
Colaboradores da UPA Lucas Evangelista participaram de palestra ministrada por membros do Conselho Tutelar de Dias d’Ávila. Foto: Reprodução

Entre os temas abordados estiveram: acolhida e contextualização; importância do tema; o papel da UPA na rede de proteção; fluxo de atendimento e comunicação; parceria e qualificação do atendimento. Durante o encontro, conselheiros tutelares reforçaram a importância da atuação conjunta com a saúde pública para garantir a efetivação das medidas de proteção. Atualmente, o Conselho Tutelar do município funciona na Rua Dona Santa, no Centro, e atende pelo telefone (71) 99918-2872 aos fins de semana, feriados e durante a noite.

Já em Camaçari, o encontro foi promovido com a equipe do Creas e teve como objetivo fortalecer o diálogo com os profissionais da UPA, com foco na qualificação do atendimento às vítimas de violência sexual com mais de 13 anos, faixa etária atendida pela unidade.

Isiba mobiliza rede de proteção contra violência sexual infantil em palestras nas UPAs Gleba A e Dias d'Ávila
Foto: Reprodução

A pauta do encontro incluiu temas como: o papel do Creas; o papel da UPA no fluxo de atendimento; importância da notificação; fortalecimento da rede de proteção e encaminhamentos adequados. Participaram da atividade a diretora da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), Luciana Simões, a assistente social Carine Alves Lima e também a educadora social Evelin Silva.

você pode gostar