O Cofic e a Junior Achievement – JA Bahia realizam no próximo sábado (25) a Feira do Programa Miniempresa na Comunidade, das 10h às 18h, no Boulevard Shopping Camaçari. Iniciativa é uma oportunidade para conhecer e adquirir os produtos criados pelos jovens empreendedores de Camaçari e Dias d’Ávila que estão finalizando este mês o quarto ano consecutivo da capacitação sobre como abrir negócios ou aprimorar os já existentes. Os beneficiados são integrantes do Projeto Damas e Divas e da Casa do Trabalhador, em Camaçari, e da Associação de Servos Kadosh e do Cetep, em Dias d’Ávila.
O projeto Miniempresa na Comunidade está atendendo este ano o total de 112 empreendedores, que receberão os certificados de conclusão no final deste mês, sendo 62 de Camaçari (dia 29 de outubro, às 10h, no auditório da Casa do Trabalho) e 50 de Dias d’Ávila (dia 30 de outubro, às 18h, no Cetep). Estão apoiando o programa as empresas Bayer, Basf, Braskem, Bracell, Cetrel, Elekeiroz, Indorama e Unipar.
“Em 2025, o projeto alcançou um novo patamar ao realizar sua quarta edição de forma simultânea nas cidades de Camaçari e Dias d’Ávila, ampliando ainda mais seu alcance e impacto social. Com o propósito de fomentar o desenvolvimento de atividades empreendedoras e incentivar a geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari, a iniciativa se consolida como uma importante ferramenta de transformação social”, afirma Vinícius Santos, coordenador de Projetos da JA Bahia.
O coordenador conta que o programa Miniempresa na Comunidade começou a capacitação, em junho, atendendo duas instituições, o Projeto Damas e Divas, em Camaçari (30 pessoas), e a Associação de Servos Kadosh, em Dias d’Ávila (20 pessoas), e foi ampliado com a entrada de mais dois grupos: a turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Centro Territorial de Educação Profissional – Cetep de Dias d’Ávila (32 alunos) e da Casa do Trabalhador de Camaçari (30 pessoas).
O Projeto Damas e Divas, em Camaçari, mobiliza mulheres do bairro do Limoeiro desde 2019, com foco em informação e formação para impulsionar o empoderamento feminino. O grupo, cuja maioria é do ramo da beleza e estética, realiza reuniões, passeios, ações sociais, palestras e encontros com profissionais. A Associação Servos de Kadosh, em Dias d ‘Ávila, fundada em 2015, desenvolve atividades e projetos voltados para o acolhimento de crianças, por meio do Ministério Público, como doações de cestas básicas, produção de bolos, oficinas de marcenaria e produção de artesanato.


