O rapper e produtor Fatman Scoop morreu após passar mal durante um show na última sexta-feira (30), em Hamden, no Connecticut, nos Estados Unidos. Conhecido por suas parcerias com Missy Elliott e Mariah Carey, o músico tinha 56 anos.
A informação foi confirmada pelo publicitário de Scoop, Chanel Rae. No perfil de Instagram de Fatman Scoop, que nasceu como Isaac Freeman, foi publicado um comunicado sobre a morte do artista.
“Noite passada, o mundo perdeu uma alma radiante, um farol de luz tanto no palco quanto em vida”, começa a nota, que foi publicada neste sábado (31). “Ele não foi apenas um performer de elite, ele também foi um pai, um irmão, um tio e um amigo.”
A publicação adicionou que o rapper “ficou conhecido como a voz indisputável de club”. “Sua música nos fez dançar e abraçar a vida com positividade”, continua.
A morte também foi anunciada pela prefeita de Hamden, Lauren Garrett, que compartilhou a mesma nota. “Pela cidade de Hamden, eu ofereço minhas condolências para a família e amigos de Isaac Freeman, conhecido como Fatman Scoop”, escreveu a autoridade municipal em seu perfil no Facebook neste sábado.
“Ele foi um artista maravilhoso, o que é evidenciado pelos milhares de fãs que foram vê-lo em seu último show em Hamden”, continua.
“Sou grata ao público e aos nossos paramédicos que tentaram oferecer assistência para salvar vidas”, continuou a postagem de Garrett. “Para qualquer pessoa que esteja tendo dificuldade em processar e lamentar a perda de Isaac, especialmente depois de testemunhar o desenrolar da tragédia durante o show, ofereceremos aconselhamento de luto com nossos profissionais de assistência social.”
Na noite de sexta-feira (30), Garrett informou a seus seguidores no Facebook que “enquanto se apresentava no Hamden Town Center Park, Isaac Freeman, também conhecido como Fatman Scoop, teve uma emergência médica no palco”. “Ele está sendo transportado de ambulância para o hospital. Forneceremos atualizações quando estiverem disponíveis. Por favor, mantenha-o em seus pensamentos e orações”, escreveu a prefeita então.
A CNN procurou representantes de Fatman Scoop para saber mais informações sobre as circunstâncias e causas da morte, mas ainda não teve resposta.
Fatman Scoop começou a chamar atenção em 1999, com seu single “Be Faithful”. A faixa entrou nas paradas da Billboard de Hot Rap Songs e Hot R&B/Hip Hop Songs.
Ao longo de sua carreira, o artista também colaborou com nomes como Lil Jon, Janet Jackson, Whitney Houston, Pitbull e Skrillex.
Fatman Scoop ajudou a lançar o single “Lose Control” de Missy Elliott em 2005, que também contava com Ciara, ao sucesso. Naquele ano, ele também colaborou com Mariah Carey em “It’s Like That”.
Em 2006, Fatman Scoop ganhou um Grammy pelo clipe de “Lose Control”.
Mariah Carey garante que lê pedidos dos fãs brasileiros nas redes