Home » Estão abertas inscrições para capacitação gratuita em design e empreendedorismo em Dias d'Ávila

Estão abertas inscrições para capacitação gratuita em design e empreendedorismo em Dias d'Ávila

por Redacao
estao-abertas-inscricoes-para-capacitacao-gratuita-em-design-e-empreendedorismo-em-dias-d'avila

Moradores de Dias d’Ávila com mais de 16 anos que desejam se capacitar têm uma oportunidade única. Estão abertas as inscrições para o projeto Ateliê Criativo, que visa capacitar 60 pessoas em design e empreendedorismo com foco na reciclagem do plástico. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de março pelo link.

Realizada pela Quest/Zeppelin, com patrocínio da Braskem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferece um curso gratuito, com carga horária de 192 horas distribuídas ao longo de oito meses. Com turmas nos turnos matutino e vespertino, as aulas estão programadas para ocorrer duas vezes por semana, a partir de 1º de abril, na Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no bairro Parque Petrópolis, em Dias d’Ávila.

O curso oferece um laboratório completo, com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares de design, além de máquinas como trituradora, injetora, prensa fria e forno elétrico de alta capacidade. Com esses equipamentos, será possível, por exemplo, transformar tampinhas plásticas em objetos, como porta-copos, banquinhos, chaveiros e fruteiras.

“Estamos estruturando e apoiando uma ação de economia circular, ao mesmo tempo em que oferecemos um meio para que os participantes possam gerar renda”, explica a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges. Durante as atividades, os participantes explorarão as propriedades do plástico, sua cadeia de produção, os processos de reciclagem e reuso, produzindo objetos e peças de design de uso cotidiano e de interesse artístico. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho individual, como forma de avaliar seu aprendizado, que resultará em uma exposição pública na cidade.

“O projeto Ateliê Criativo visa contribuir para o processo de inclusão das artes na educação de jovens em vulnerabilidade social, em núcleos/unidades de capacitação que, além de se apoiar nas principais referências educacionais adotadas no país, se desenvolve em duas propostas concomitantes: uma delas voltada para o desenvolvimento de talentos artísticos e a outra como jovem protagonista em sua comunidade que, através das artes visuais, da prática e vivência em conjunto, encontra e desenvolve novos parâmetros em seu amadurecimento como cidadão”, destaca Gilmar Vieira, diretor executivo da Quest/Zeppelin.

Além da capacitação em design e reciclagem, o Ateliê Criativo oferece uma parceria estratégica com o Sebrae. A instituição promoverá um curso específico de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes. Além disso, disponibilizará uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com

você pode gostar