A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi notificada nesta segunda-feira (5), pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) após suspensão do fornecimento de energia em diversos municípios durante as fortes chuvas, iniciadas na última sexta-feira (2).
A notificação mencionou as cidades Canápolis, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Jaguaribe, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus, Camacan e Mata de São João.
Além das justificativas pelas suspensões prolongadas, foram solicitados à Coelba relatórios de manutenção, contingência e prevenção adotados, dados estatísticos atualizados sobre falhas e impactos à população, procedimentos de atendimento ao consumidor durante os episódios, ações previstas para o ressarcimento dos danos sofridos pelos usuários.
“Os fortes eventos meteorológicos recentes demonstram a necessidade de resiliência e preparo técnico por parte das concessionárias, a fim de assegurar a continuidade do serviço mesmo em condições adversas, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e normas setoriais”, explicou o superintendente da Procon, Tiago Venâncio.
Por meio de nota a Neoenergia Coelba informou que devido as fortes chuvas e ventos que atingem a Bahia, entre a sexta-feira (2) e o sábado (3), houve um maior número de interrupções no fornecimento de energia. E que segue atuando em ocorrências mais complexas, com restrição de acesso por obstrução de vias e alagamentos, ou em casos gerados por novas ocorrências.
Confira a nota na íntegra:
As fortes chuvas e ventos que atingem a Bahia desde a última quinta-feira (1/5) tiveram maior impacto na rede elétrica entre a sexta-feira e o sábado, período em que houve um maior número de interrupções no fornecimento de energia. Nesta segunda-feira (5/5), a maior parte das ocorrências relacionadas aos temporais já estava normalizada. A empresa segue atuando em ocorrências mais complexas, com restrição de acesso por obstrução de vias e alagamentos, ou em casos gerados por novas ocorrências.
A Neoenergia Coelba reforça que realiza o monitoramento do clima em sua Central de Operações Integradas e está mobilizada para a contingência desde que obteve a previsão do início dos temporais, atuando de forma ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes.
A companhia quadruplicou o efetivo em campo e mobilizou equipes adicionais de eletricistas, técnicos e engenheiros de outras distribuidoras do grupo Neoenergia. Atualmente, mais de 500 equipes atuam nos municípios afetados. Toda a estrutura operacional da companhia segue mobilizada, com atenção redobrada ao atendimento das áreas mais críticas e de serviços essenciais para a população.
O reforço será mantido enquanto persistirem os efeitos das chuvas intensas.
*Matéria atualizada às 9h06, desta terça-feira (6), para acréscimo da nota da Coelba.