Treze pessoas foram presas nesta quarta-feira (11), durante uma operação contra um grupo suspeito de realizar um esquema de comercialização irregular de canetas emagrecedoras na Bahia.
As equipes realizaram três prisões em flagrante e mais nove por mandado de prisão temporária nos bairros de Valéria, Cajazeiras, Canabrava, Ondina, Barra, Pituba, Caminho das Árvores e Costa Azul, na capital, além de Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana.
Também foram cumpridos mais 57 mandados de busca e apreensão nessas regiões e na capital de São Paulo.
Em Salvador, mandados foram cumpridos em uma loja em um empresarial no Caminho das Árvores, em uma farmácia em Ondina e em uma clínica localizada em um hospital também no Caminho das Árvores.
Um dentista, identificado como Gustavo Garrido Gesteira, e esposa dele, uma médica, foram levados à delegacia após serem encontrados no apartamento onde moravam, em um prédio localizado na região da ladeira da Barra, na capital baiana. No imóvel, foram apreendidos diversas canetas emagrecedoras.
Gustavo Gesteira foi preso nesta quarta-feira ( 11/03).
Segundo o delegado Thomas Galdino, diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), o suspeito, que é apontado como o alvo principal da operação, foi preso. A mulher foi ouvida e liberada. “Lá foram encontradas diversas canetas emagrecedoras, diversas substâncias proibidas que são utilizadas para a produção e comercialização dessas canetas. Todo material foi apreendido, assim como o nosso alvo e a esposa foram conduzidos para mediadas judiciais cabíveis”, disse.
Operação prende 13 pessoas suspeitas de vender canetas emagrecedoras na Bahia
O delegado Thiago Costa, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), informou que o suspeito tem uma farmácia e uma clínica.
“Ele importa dos Estados Unidos, da Itália, traz de São Paulo, pega receita da esposa para conseguir esse material em clínicas de manipulação em São Paulo, e por isso nós demos mandados de busca e apreensão em uma clínica que já tinha sido alvo de uma operação da Polícia Federal, em São Paulo, em novembro de 2025″, afirmou.
fonte: G1


